Pages - Menu

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

entrevista com CRISTIANE BROCA

O grande dia finalmente chegou amigos leitores, a tão aguardada entrevista com a autora do Ases da Literatura, Cristiane Diniz de Siqueira Broca. Ou simplesmente, Cristiane Broca nasceu em 9 de Junho de 1984, na cidade de Aparecida, Interior de São Paulo. Apesar de seu amor pela literatura, formou-se em Tecnologia da Informação. No ano de 2009 ela iniciou o livro Cinco Anos, seu primeiro romance, e desde então não parou mais de escrever. Em 2012 lançou o conto Amor antes do fim na antologia (Coletânea) O Último dia antes do Fim do Mundo, pelo: Ases da Literatura, e em 2013, da antologia Não é só por vinte contos, do SKOOB. Atualmente Cristiane Broca escreve seu segundo romance que ainda é segredo para a grande maioria e reside em Guaratinguetá – SP com o marido e o filho, onde dedica parte de seu tempo para escrever.


Ela é a primeira autora a ser entrevistada pelo Charles Letrando, curiosos? Vamos lá...

Queria agradecer muito por aceitar o meu convite e primeiramente queria elogiar duplamente tanto pelo romance: “Cinco Anos” como pelo conto “A nova Sofia” do livro gratuitamente distribuído pelo Skoob.
Eu que agradeço pela oportunidade de responder às perguntas do blog Charlesletrando.

Quem é Cristiane Broca de pessoa para pessoa?
Sou uma pessoa alegre, intensa, e vivo no mundo da lua. Gosto de aprender coisas novas, me reinventar, visitar lugares diferentes e de estar sempre em contato com o que me inspira, como as artes, a música, o cinema e, é claro, literatura, minha grande paixão. Sou leal aos que amo e gosto de pessoas que, mesmo estando longe, são capazes de estar por perto.

Cristiane Broca, quando você descobriu que tinha veia para a escrita e decidiu que era hora de começar a escrever?
Descobri minha vocação para a escrita cedo, no início da adolescência. Nessa época me apaixonei pelos livros e decidi criar minhas próprias histórias. Sempre tive muita imaginação e gostei de me expressar através de palavras. Com a correria da vida (trabalho, vida pessoal, estudos), deixei minha vocação de lado por alguns anos, até retomar o antigo sonho de escrever em 2009.

De onde surgiu a ideia do livro Cinco Anos?
Em uma viagem, estava olhando pela janela do carro quando o desejo de escrever veio até mim como uma luz. Comecei a formular a ideia de um livro ali mesmo, baseada na pergunta: E se? (Sou muito boa em imaginar situações). Aconteceu que enquanto eu amadurecia a ideia, sonhei com um casal em situações diferentes. Encostei o primeiro projeto, que viria a ser o segundo livro (que estou desenvolvendo no momento), para escrever sobre aquele casal. Assim nasceu Cinco Anos, e a minha jornada como autora profissional começou.

É comum ouvirmos dizer no meio literário que o primeiro livro é sempre meio que autobiográfico. O que tem de Cristiane Broca no romance: Cinco Anos?
Tem muito de Cristiane Broca em Cinco Anos. Não é um livro autobiográfico, mas usei minha experiência própria para compor a carga emocional da protagonista, assim como algumas situações do livro. Incluí muitas coisas que não tinham a ver comigo, também. É impressionante como os personagens parecem ganhar vida. Algumas vezes somos nós que os ensinamos, em outras são eles que nos ensinam, guiando-nos por situações que têm mais a ver com eles do que conosco. 

Como é o seu processo de criação e sua rotina quando está escrevendo?
Meu processo de criação envolve muita criação (rs). Isso porque tenho o costume de escrever muito, de forma livre, e apagar muito também, até encontrar as cenas perfeitas. Aprendi a preparar uma base sobre a qual trabalhar, mas nunca consigo seguir um roteiro certinho, porque a história vai ganhando vida.
Quanto à rotina, tento separar algumas horas do dia para escrever. Nem sempre consigo, mas me esforço, para que não haja um distanciamento da história e ela flua melhor. Gosto muito de escrever à noite. É no silêncio da madrugada que minha criatividade flui melhor.


Quais autores que te inspiram?
Sidney Sheldon, Daniele Steel, Emily Giffin, David Nicholls, Lycia Barros, Carina Rissi, Sophie Kinsela, Samanta Holtz, Adriana Brasil, e muitos outros. Atualmente estou em uma fase de livros nacionais e devo dizer que adoro encontrar a nossa cultura, assim como lugares que conhecemos, inseridos em boas histórias.

Como tem sido a recepção do livro Cinco Anos?
Maravilhosa! As pessoas estão encantadas com o livro, e muitas me contam que o devoraram em 1, 2 dias, e que não conseguiam largar. Até o momento, só recebi avaliações positivas e isso me deixa muito feliz. Devagarinho o boca a boca está levando cada vez mais pessoas a se interessarem por ele.

Um livro favorito (não vale o seu)
Um Dia (David Nicholls)

E sobre seu novo romance que está escrevendo, pode adiantar alguma coisa aos leitores?
Será a história de um jovem dividido entre dois caminhos: ficar com a garota que ama ou seguir o plano que o levará ao sucesso profissional. No fundo ele sabe que só existe uma escolha...
Posso adiantar aos leitores que será uma história cheia de reviravoltas e grandes emoções.


Cris muito obrigado por responder as perguntas sucesso sempre!
Então é isso, espero que tenham gostado, comentem, compartilhem e aproveitem! Abraços e até mais...

4 comentários:

  1. Gostei muito da entrevista, Charles. Achei as perguntas bem elaboradas e espero ter respondido à altura.
    Um grande beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que tenha gostado Cris, fico feliz por isso e as respostas ficaram magníficas! Eu que agradeço pela oportunidade e pela confiança.

      Excluir
  2. Ótima entrevista, o blog escolheu a escritora certa para iniciar, parabéns também. E Cinco Anos realmente é um livro excelente, quem ainda não o conhece não sabe o que está perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laplace pela visita e que bom que tenha gostado da entrevista. Realmente Cinco Anos é um excelente livro!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu