Pages - Menu

terça-feira, 12 de novembro de 2013

LIVRO versus ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Na postagem aleatória dessa semana vou falar de um tema que tira a paciência de qualquer leitor que ama aquele determinado livro e faz questão de que ele vire um filme, mas quando isso finalmente acontece eis que vem a grande decepção.

Shailene Woodley é Hazel Grace
Mas, espere. O que realmente acontece numa adaptação de um livro para as telonas?

É evidente que não dar para mostrar em 110 minutos (tempo aproximado de filmes adaptados) o mesmo que acontece em 300 páginas, onde cada detalhe é narrado com maestria, onde conseguimos perceber o que o personagem está fazendo e pensando naquele momento. O livro é um produto (mesmo que alguns não o vejam dessa forma, mas sim, caro leitores, livros, dão dinheiro, traz lucros, por conta disso é um produto) já o filme é outro tipo de produto que vende para outro tipo de pessoas (não estou dizendo que leitores não veem filmes ou vice versa, mas acho que vocês entenderam).

Além disso, é muito comum vermos nas adaptações para as telonas, trocas nas descrições dos personagens em relação ao livro.

Vamos pegar, por exemplo, o livro QUERIDO JOHN do autor NICHOLAS SPARKS. No livro o personagem título tem olhos castanhos e pele morena que ficava profundamente bronzeada já em maio e tinha algumas tatuagens, já Savannah é morena, mas o que vemos no filme de JAMIE LINDEN dirigido por LASSE HALLSTRÖN é uma Savannah loira de pele branquíssima (interpretada pela atriz Amanda Seyfried) e um John (Channing Tatum) nada moreno e sem nenhuma tatuagem.

Channing Tatum e Amanda Seyfried é John e Savannah
Mas, o que vale realmente a pena quando estamos falando de dois produtos distintos?

A boa atuação dos atores?
A aparência física deles com os personagens?
Ou, a mudança drástica do roteiro em relação à história original do livro? São muitas as perguntas que surgem, mas devemos sempre nos lembrar de que como o próprio nome diz são adaptações (sinônimos: ajustamentos), filmes BASEADOS em histórias já existentes.

Ansel Elgort é Augustus Waters / Gus
Se você acompanha as notícias no mundo Livros x Filmes pode perceber que a polêmica da vez é com o filme A CULPA É DAS ESTRELAS adaptação do livro de mesmo nome do autor JOHN GREEN. O ator Ansel Elgort foi o escolhido para interpretar o carismático personagem Augustus Waters o Gus, mas as diferenças ator/personagem são realmente grotescas, só para citar: Augustus tem olhos azuis e Ansel não e pelo que percebemos nas fotos das filmagens ele não está usando lentes, nem tem os cabelos cor de acaju como o Augustus.

Mas ai surge à dúvida maior: Ansel é um ótimo ator pelo menos pelo que pude perceber e recebeu muitos elogios de John (o que não é pouca coisa), mas digamos que eles encontrassem um ator incrivelmente parecido com Augustus e o mesmo não conseguisse passar a emoção e o drama que o personagem pede?
Se você leu ACEDE pode perceber que Gus é inteligente, bem humorado e tem um sorriso maroto, mas de acordo com o passar dos capítulos sua história ao lado de Hazel caminha para o drama, para cenas mais complexas, ou seja, somente um bom ator consegue passar verdade num papel de alta complexidade assim.

Outro fator determinante nesses casos é o roteiro que não segue a mesma linha do livro e como já falado, são produtos distintos e não culpem o roteirista por isso, no filme A ÚLTIMA MÚSICA tanto o livro como o roteiro do filme foram escritos por NICHOLAS SPARKS, mas como não poderia deixar de ser são diferentes.

Hazel Grace e Augustus Waters
é
Ansel Elgort e Sailene Woodley
Então, antes de criticar a próxima adaptação pense um pouco no trabalho que é para um roteirista transformar uma obra de arte em outra, o trabalho que é para o diretor o dirigir e para os atores, preparadores de elenco e afins...

Espero que tenham gostado e que venham as adaptações!

Abraços a todos e até a próxima!


Participe do blog se inscrevendo ao lado, o processo é rápido, basta logar sua conta do gmail e seguir os passos assim você receberá as atualizações das novas postagens e curta a página no facebook, assim você fica sabendo de todas as novidades!

4 comentários:

  1. Então Charles, não gostei de A Culpa é das Estrelas, me julgue.
    Mas não gostei também da escolha dos autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais iria te julgar rsrs Acho muito bom quando outras pessoas tem opiniões distintas das minhas, isso faz com que o meio literário se diversifique e com isso todos saem ganhando, tem alguns livros também que são bem conhecidos por ai e eu não gosto sabe? Não me chama a atenção mesmo, mas sobre os autores, você não gostou dos autores que eu mencionei na postagem? ^^

      Excluir
  2. Queria só dizer, que eu entendo que o filme seria uma "spin off" do livro, ou seja um resumo, mas como todo resumo e dever do roteirista, manter pelo menos a essência do livro. A mensagem final de cada livro deve ser mantida para não perde todo o seu contexto, e algumas adaptações, simplesmente ignoram, esse elemento principal. É com isso que me "irrita" em algumas adaptações para o cinema.

    ResponderExcluir
  3. Queria só dizer, que eu entendo que o filme seria uma "spin off" do livro, ou seja um resumo, mas como todo resumo e dever do roteirista, manter pelo menos a essência do livro. A mensagem final de cada livro deve ser mantida para não perde todo o seu contexto, e algumas adaptações, simplesmente ignoram, esse elemento principal. É com isso que me "irrita" em algumas adaptações para o cinema.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu