Pages - Menu

domingo, 3 de novembro de 2013

da série clássicos... O Alienista

Ótimo domingo a todos os amigos que acompanham o charlesletrando, e se você não está vendo esse texto domingo, ótimo dia mesmo assim. Hoje minha resenha é de um livro nacional, mas nada de literatura contemporânea, não amigos, dessa vez é um clássico de Machado de Assis, que eu particularmente amei.
O Alienista é um dos textos mais engraçados do autor.


“O médico não se importava com a falta de beleza da esposa. Como ela era feia, ele não ia perder tempo olhando para ela, assim ia poder estudar cada vez mais”.

O livro conta a história de Simão Bacamarte um médico alienista que estudou na Europa e é um grande especialista que se dedica a estudar a loucura e a tratar os doentes mentais. Ele se muda para uma pequena cidade e monta um hospital, que é conhecido por todos como a Casa Verde. Ele se casa com dona Evarista, esperando ter filhos com ela, mas não consegue.

“Alguém podia dizer que ali estavam um gênio e um louco, mas era difícil dizer qual era o gênio e qual era o louco”.

Como em toda cidade pequena daquele tempo, o poder é dividido entre o padre, o prefeito, os vereadores e o juiz; a chegada do médico com suas ideias estranhas mexem com a vida da cidade de Itaguaí. E não demorará muito até que o Dr. Bacamarte, na sua constante busca da diferença entre a loucura e a razão, passe a internar gente sem nenhum sinal de loucura, prendendo e soltando gente em seu hospício. Ele chega a prender tanta gente que acaba causando uma revolta popular, liderada pelo barbeiro Porfírio. Mas, Simão mantém a Casa Verde. E será que sobrará alguém do lado de fora?

Quando falamos de clássicos da literatura é difícil falarmos em um livro irônico e com alta carga de crítica, mas esse é bem o estilo de O Alienista.

A versão que eu li é distribuída gratuitamente pelo SENAI uma versão adaptada para neoleitores (o que não é o meu caso), mas a leitura é muito gostosa, flui rápido e como a versão é adaptada às narrações longas ou sem pontos importantes são recortadas deixando assim somente o essencial.

Um livro que vale a pena se você gosta de dar gargalhada enquanto ler, poucas páginas e um conteúdo, leva SETE ESTRELINHAS e eu super-recomendo!

Abraços e até a próxima!

Curtam, comente e Compartilhe!

2 comentários:

  1. Charles, amo Machado!!! E o Alienista é um dos meus preferidos. Adoro a forma como a loucura é abordada aqui. Beijos!!!
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de Machado.
      Obrigado por comentar (:
      Seguindo seus blogs
      Abraços **

      Excluir

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu