Pages - Menu

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Entrevista com a autora ELYSANNA LOUZADA

Perguntas por CHARLES NASCIMENTO

foto: facebook oficial da autora.
E então? Acharam mesmo que esse blogueiro que vos fala abandou o oficio da escrita? Engano seu amigo e amiga leitor (a) primeiramente gostaria de pedir desculpas pelos meses que deixei meu blog parado, mas isso tem um motivo (válido) o lançamento do meu livro Eterno, o qual estou preparando um especial aqui para o blog, estudos (afinal de contas isso é muito importante) carreira profissional (é, blogueiros também precisam se sustentar ha) e outras tantas coisas mais, mas vamos falar de coisa boa... A prometida entrevista com a autora Elysanna Louzada, gente ela é um amor de pessoa e você percebe isso quando para e ler as respostas que ela gentilmente me concedeu, então pare o que está fazendo e venha comigo para mais uma super entrevista do nosso blog...

Primeiramente é um prazer tê-la aqui em nosso cantinho e gostaria de agradecer ao privilegio que estou tendo em entrevistá-la...

foto: facebook oficial da autora

Elysanna C. Louzada A. Cypriano ou simplesmente Elysanna Louzada estreou no mercado Literário em 2011 têm quatro livros publicados, dois desses compõe a trilogia Herdeiros do Trono, em junho lançou seu quinto livro o e-book Uma Lição de Amor que terá lançamento físico em agosto de 2014, em dezembro desse mesmo ano ela lançará sua sexta obra, o livro Grandes Histórias das Bíblia pela editora: Seleções. Uma autora que deve escrever até com os pés (risos) atualmente mora em Vargem Alta interior do Espírito Santo e é com essa “poderosa das letras que vamos dar sequência a série de entrevistas do blog” que já conta com a entrevista da também autora Cristiane Broca.

Quem é Elysanna Louzada no dia a dia?
Eu sou uma pessoa simples e caseira que gosta de ler (claro!), cozinhar e assistir a bons filmes com a família.

Você é formada em Letras, por isso podemos dizer que você já tinha um pé na literatura, mas como se deu esse começo como autora?
O começo foi com meu livro Infantil Eu sou O Galo que publiquei em 2011 como um teste para saber se eu era de fato uma boa contadora de histórias.

Porque começar com um livro infantil, “Eu sou o Galo” da Scortecci Editora?
Bem, esse filho foi inspirado em minha experiência de mãe. Quando comecei a escrevê-lo meu filho tina 8 anos e minha filha 6, então essa primeira obra foi dedicada a eles.

Como foi participar da coletânea de contos AMORES IMPOSSÍVEIS, organizado pela também autora Lycia Barros?
Foi ótimo. Lycia Barros é uma pessoa incrível e estou muito feliz de fazer parte do Ases da Literatura.

Nota: ASES DA LITERATURA é um selo editorial.

Poderia nos dar uma prévia do seu conto nesse livro?
Meu conto Andorinha é uma linda história de amor que acabou de se tornar um romance intitulado Uma Lição de Amor e será lançado em breve.

E como veio a ideia para Herdeiros do Trono?
Ela não veio inteira, mas aos poucos. Foi como montar um quebra-cabeça até chegar à estrutura final que receberia a trama propriamente dita. Eu tenho um vasto material que compõe a narrativa, mas que não aparece nos livros. Esse material é meu guia, minha linha mestra. Da mesma forma que as atitudes dos personagens precisam se condizentes com sua personalidade, acontecimentos também estão intimamente ligados à estrutura geopolítica do mundo no qual se desenrolam.

Em uma entrevista ouvi dizer que na Bienal do Livro no Rio de Janeiro em 2013, você distribuiu 800 quots do primeiro capítulo, como está à aceitação do livro hoje?
Tanto o Herdeiros do Trono quanto o Círculo de Fogo estão caindo nas graças dos leitores, graças a Deus.

E o segundo livro CÍRCULO DE FOGO o que os leitores podem esperar e como foi escrever a continuação?
Os leitores podem esperar grandes reviravoltas, muita ação e uma pitada generosa de romantismo, além de lutas de espadas que irão arrancar o sangue (literalmente) de alguns protagonistas.

Agora a pergunta que não pode faltar (risos) como é sua rotina quando está escrevendo?
O processo de escrita de um livro exige muito do autor, sobretudo, paciência e dedicação. Quando estou trabalhando em um novo projeto escrevo, em média, quatro horas por dia (inclusive sábado e domingo). Mas isso pode variar para mais se estiver em processo de revisão.

E suas referências Elysanna, quem são os seus autores favoritos?
Autores favoritos é uma questão complicada, pois sou uma leitora eclética. Vou citar somente quatro que fizeram parte da minha formação literária: Monteiro Lobato, Jane Austen, Machado de Assis e Graciliano Ramos.
Acho que todos deveriam ler Dom Casmurro, sou completamente fascinada pela personagem Capitu. Também indico Vidas Secas, que é um belíssimo romance atemporal que retrata o nordeste brasileiro, e Orgulho e Preconceito.
E sobre seus dois novos projetos, além do terceiro volume de Herdeiros do Trono pode adiantar alguma coisa?
Bem, meus projetos atuais são o lançamento do romance Uma Lição de Amor (Ebook sai em junho e físico em agosto) e a finalização da trilogia Herdeiros do Trono. O terceiros volume sai no início de 2015.

Rapidinhas:

O” livro: Orgulho e Preconceito
 “A” autora: Jane Austen
Um lugar: Minha casa
Um sonho: só um? (risos) Um deles é conhecer alguns países africanos
A literatura nacional hoje... Está em ascensão

Muito obrigado pelas suas respostas Elysanna desejo muito sucesso para Círculo de Fogo e para sua carreira em geral...

Abraços
Charles Letrando!

O blogueiro:
Charles Nascimento - escritor caótico autor do livro ETERNO, sem qualquer compromisso com datas, odeia relógio e horários marcados aspirante a jornalista ou quem sabe enfermeiro, dividido por natureza, técnico em enfermagem nas horas vagas, odeia pessoas cem por cento decididas, afinal a dúvida faz parte da natureza humana. Amante de tudo que lhe faz culto, leitor voraz (claro) e apreciador (admirador) de tudo que Clarice Lispector escreveu, em tempos vagos prefere o silêncio do quarto e o som de curtas-metragens, ama um documentário e dorme enquanto assiste entrevistas de grandes pensadores, ouvir pessoas inteligentes a falar é sua principal motivação para continuar, amigos pra mim tem que ser mente aberta, odeia qualquer forma de preconceito ou discriminação, ditadura? Só em livros de história... Prazer, eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu