Pages - Menu

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

então eu li... JOGOS VORAZES

Antes que me chamem de atrasado, ultrapassado ou coisas do tipo eu vou logo explicando o motivo de só agora eu ter lido e resenhado o primeiro livro da incrível trilogia de Jogos Vorazes. Minha estante tem pelo menos 35 livros me esperando em fila indiana para ler e como sou fã número 2 do John Green, porque a fã número 1 com certeza continua sendo Esther Grace eu tinha que ler todos os livros dele de uma só vez, porque eu simplesmente amo todos, assim eu acabei postergando a leitura de THG – The Hunger Games ou Jogos Vorazes, mas como nunca é tarde para nada eis a minha opinião sobre esse primeiro livro de uma trilogia que virou fenômeno mundial!

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Selo: Jovens Leitores
Ano: 2008
Gênero: Relações humanas, Programas de Televisão, Literatura infanto-juvenil.

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA.
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE.
QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM.

Jamais um livro de ação chegou ou acho muito difícil chegar aos pés de JOGOS VORAZES, quando eu digo isso, não estou simplesmente deixando-me influenciar pelo que outras pessoas já disseram a respeito do livro. Ele é simplesmente magnífico e as honras disso tudo vão a sua escritora SUZANNE COLLINS que é nada mais que genial.

O livro traz à tona a vida de Katniss Everdeen, uma jovem garota que sustenta sua família desde os onze anos quando perdeu seu pai em um acidente em uma das minas de carvão no miserável Distrito 12 de Panem uma nova nação que surgiu após o fim da América do Norte.  Panem era formada por 13 distritos e era governada pela Capital, eis que o 13ª distrito se rebela contra a forma de governo imposta nessa nação, claro, a Capital vence as ondas de manifestações e o 13ª distrito é destruído, ficando somente as ruínas. Então Panem agora é formada por 12 distritos e a forma encontrada pela Capital para deixar claro a todos que ela é quem manda foi criar um Reality Show, chamado JOGOS VORAZES.

Os jogos funcionam da seguinte forma: Dois jovens com idade de 12 a 18 anos é escolhido de cada distrito, sendo um homem e uma mulher, eles são chamados de TRIBUTOS (sinônimo: contribuição, daí você já tem uma ideia de como a Capital trata seus cidadãos). Os 24 escolhidos são então colocados em uma arena, após serem tratados com honras de Estado para batalharem, somente UM pode ser o vencedor, isso quer dizer que os jogos consistem em matar uns aos outros, da forma como eles preferirem, somente o canibalismo é proibido, afinal as famílias dos tributos precisam enterrar os seus corpos.

Todos os anos os nomes dos jovens são colocados em uma Urna, desde os 12 até completar os seus 18 anos, Katniss tem 16 anos o que mostra que seu nome já consta algumas vezes, mais do que isso, como os Distritos é sinônimo de extrema miséria e pobreza a Capital criou a seguinte ‘dádiva’ você coloca seu nome na urna e em troca ganha provisões, grãos e óleo para se alimentar e Katniss vendo a família agora constituída por sua mãe e sua irmã mais nova Primrose Everdeen passando fome, não pensa duas vezes e aceita ficar ainda mais próxima de ser escolhida para o tenso programa transmitido pela televisão para toda a nação.

O único feriado do ano é o DIA DA COLHEITA, dia em que os tributos são escolhidos:

Tudo seria perfeito se hoje fosse realmente um feriado, se esse dia de folga significasse poder vagar pelas montanhas com Gale em busca de caça para a ceia. Em vez disso, nós teremos de estar em pé na praça às duas da tarde esperando os nomes serem anunciados. (Página 15).

Katniss tem como melhor amigo Gale com quem ela divide seu prazer pela caça, na floresta do distrito 12.
O livro é narrado em primeira pessoa, o que faz com que percebamos tudo pelos olhos de Katniss por sua visão.

Então lá estão todos os moradores do distrito na praça esperando os nomes dos escolhidos...

Effie Trinket cruza novamente o palco, analisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou. E Primrose Everdeen. (Página 27).

Katniss ver sua irmã mais nova com apenas 12 anos indo em direção ao palco, quando então se voluntaria para ir em seu lugar, todos ficam perplexos com a sua coragem.

Então Katniss e Peeta filho do padeiro, são os escolhidos para a carnificina supervisionada pela televisão. E como plano de jogo, através de Haymitch, o mentor de ambos, eles devem passar a imagem de um casal apaixonadamente apaixonados.

Isso muda tudo em relação aos Jogos...

Eles precisam vender uma imagem para a Capital, são humanos tratados como simples mercadorias pelas mãos da Capital. Suas vidas tratadas sem nenhum valor.

Então eles são jogados na arena junto com os outros 22 participantes e os capítulos mais SEN-AS-CIO-NAIS começam, e neles você simplesmente não consegue deixar para ler depois, pois uma coisa vai ligando a outra e quando você ver está na III parte do livro: O VITORIOSO.

“Os jovens são jogados na arena E QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR”


A obra de Collins é magnífica, por vezes você fica sem ar em determinado ponto da história, esses capítulos são tensos, eletrizantes e mais do que isso, o livro faz você pensar em várias questões sociais atuais.

Levo alguns instantes para achar Cato na luminosidade tênue, em meio à carnificina. Então, o pedaço de carne viva que era meu inimigo produz um som, e identifico o local onde se encontra sua boca. E eu acho que a frase que ele está tentando pronunciar é, por favor, [termine logo com esse sofrimento] (página 363).

O livro não é somente um amontoado de gente se matando é reflexão, pobres trabalhando para sustentar os ricos, programas de TV que exploram o sensacionalismo para mero divertimento da pequena massa, quais são o verdadeiro sentido dos realities shows ao expor pessoas a situações diversas?

Isso tudo é JOGOS VORAZES, um livro, uma crítica que leva, claro 5 estrelinhas de longe e com pleno merecimento!

Gostou? Aguarde em breve mais uma resenha EM CHAMAS o segundo livro dessa tensa distopia escrita por Suzanne Collins.


Abraços com letras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu