Pages - Menu

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

então eu li... SE EU FICAR

foto retirada do facebook
Muitas pessoas e quando eu digo MUITAS são muitas mesmo, tem dúvidas do que acontece quando uma pessoa entra em coma, nem mesmo a medicina consegue explicar isso ao certo, mas o que é dúvida para muitos acaba sendo palco de inspirações para escritores, que usam e abusam do tema, no livro que vou resenhar hoje a protagonista encontra-se na escala 8 do coma de Glasgow.

(Dúvidas sobre essa escala procure a Wikipédia ou o Google mais próximo de você)

Livro: Se eu Ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

Capa original
Sinopse: Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro juntamente com a sua família, (pai, mãe e um irmão mais novo) e o que parecia ser só mais um passeio (aonde eles iam discutindo quais músicas iriam ouvir no trajeto) acaba se tornando em algo surpreendente. Tudo muda, em um instante. Todas as escolhas se perderam, exceto uma. A única que realmente importa.

Capa Nacional
Opinião: “Se eu ficar” foi um daqueles livros que eu não tinha a menor pretensão em comprá-lo, pra ser sincero, eu nem o conhecia, e em uma das minhas visitas a livraria eu o vi, até então nada demais (um Best-seller do the New York Times, uma autora americana, um livro que deu origem ao filme), mas o boom aconteceu mesmo quando eu parei para observar melhor a capa, essa capa que por incrível que pareça me despertou muita atenção (isso pelo fato da capa já ser a do filme, e cá entre nós, todos sabemos como as capas dos filmes são toscas), mas essa não, Chloë Grace Moretz com esses olhos lindos e esses cabelões ruivos fez com que eu me apaixonasse naquele instante, ahhh estava tocando Chandelier – Sia, naquele momento, foi amor à primeira vista.

Então eu o comprei e no mesmo dia comecei a leitura e que leitura! Gayle Forman traz nesse livro uma mensagem espetacular. Mia está em coma após o trágico acidente que matou seus pais e seu irmão mais novo, e ela precisa tomar uma importante decisão, se ela vai ficar (nesse mundo) ou não, e é então que começa a história, quando ela começa a se lembrar de momentos marcantes em sua vida, o primeiro encontro, o namoro com o Adam, a melhor amiga, as brigas, o amor de sua família, quando seu pai decidiu abandonar sua banda de rock e virar professor, quando sua mãe engravidou do seu irmão mais novo, coisas que a primeiro momento parecem banais demais pra se rechear um livro, mas não na mente de Gayle Forman que brilhantemente escreveu esse drama fazendo com que ele acrescentasse algo de bom em cada um que o lesse.

Percebi agora que morrer é fácil, viver é difícil.

As dúvidas de Mia se ela fica ou não, fez com que eu me colocasse em seu lugar. Já pensou perder os pais o irmão, saber que ao voltar vai encontrar uma casa vazia, solitária e a partir daquele momento somente as lembranças serão suas únicas companheiras? É não é para qualquer um.

Crítica: O livro é narrado em primeira pessoa, mas Mia está em coma, como então acontece o desenrolar da história? É ai que está o ponto x da questão, muitas pessoas afirmam que quando se está em coma conseguem ouvir o que as pessoas estão dizendo e sabem quem as tratam bem ou mal, no livro Mia acaba assistindo a tudo, como se fosse uma terceira pessoa, lutando contra suas próprias forças para decidir seu futuro. Gostei muito do livro e da sua escrita, esse foi o primeiro livro da autora que eu li e com certeza não será o último!

Ah, e em setembro o livro chega às telonas! :D Sim e é a atriz Chloë Grace Moretz que está a cargo de levar Mia as telonas, vi o trailer no youtube e já estou com cisco nos olhos, é dia 04 de setembro! Então marquem em suas agendas, hein!

Mais uma novidade antes de encerrar a resenha é que Se eu Ficar tem continuação, o segundo livro é narrado pelo Adam, namorado de Mia.

Se liga ai na resenha do II livro:






Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família - e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram?






E a próxima leitura de agosto?
E como prometido a vocês, eu digo qual vai ser a minha próxima leitura desse mês, a dica foi: Mais de um milhão de exemplares vendidos no Japão!

Acertaram?

O livro é BATTLE ROYALE do autor KOUSHUN TAKAMI. O livro já foi publicado em 17 países e é considerado o inspirador de JOGOS VORAZES.


Ficaram curiosos?

Eu também, por isso já estou pronto para embarcar nas quase 700 páginas desse livro que promete me deixar com os cabelos em pé hahaha.

E ainda esse mês, tem o especial: JOGOS VORAZES. É eu demorei, mas finalmente acabei a leitura dos três livros e assim como Uma herança de amor, terá um especial super bacana por aqui!

Gostou?
Comente, compartilhe e leia muito!
#EuLeioBrasil!

Me sigam no instagram: @eumechamocharles

Curta a página do meu livro no facebook Eterno e fique por dentro das novidades!

O blogueiro:
Charles Nascimento - escritor caótico autor do livro ETERNO, sem qualquer compromisso com datas, odeia relógio e horários marcados aspirante a jornalista ou quem sabe enfermeiro, dividido por natureza, técnico em enfermagem nas horas vagas, odeia pessoas cem por cento decididas, afinal a dúvida faz parte da natureza humana. Amante de tudo que lhe faz culto, leitor voraz (claro) e apreciador (admirador) de tudo que Clarice Lispector escreveu, em tempos vagos prefere o silêncio do quarto e o som de curtas-metragens, ama um documentário e dorme enquanto assiste entrevistas de grandes pensadores, ouvir pessoas inteligentes a falar é sua principal motivação para continuar, amigos pra mim tem que ser mente aberta, odeia qualquer forma de preconceito ou discriminação, ditadura? Só em livros de história... Prazer, eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu