Pages - Menu

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

então eu li... HERDEIROS DO TRONO

Imagine um livro, ou melhor, imagine uma trilogia onde toda a história se passa na Era Medieval em um mundo chamado Petra. Agora ima imagine que uma Capixaba é a criadora dessa história, difícil de acreditar? Esse é o especial: HERDEIROS DO TRONO do seu, do meu, do nosso blog Charles Letrando, vem com a gente...
Foto: Charles Nascimento
Autora: Elysanna Louzada
Editora: Ases da Literatura
Ano: 2013
Gênero: Ficção brasileira, Literatura brasileira.

“Quando a vida de outra pessoa depende da sua própria existência, é mais fácil manter-se vivo. Eu vou resistir. Não por mim.”
Página 129

Dispensando a sinopse decidi concentrar esse especial em toda a trama formulada e idealizada pela autora Elysanna Louzada.

O livro traz como protagonistas um quarteto e fica difícil dizer quem ali é o mais importante (bom, se é que existe algum mais importante que o outro) e esse foi com certeza um grande diferencial.

É difícil dizer o quanto a literatura nacional evoluiu com o passar do tempo e essa nova remessa de autores está vindo com tudo demonstrando que aptidão é o que não falta.

PETRA é um mundo bem parecido com o início do mundo ao qual já conhecemos, (posso estar enganado, mas à medida que eu avançava os capítulos, mas eu achava a leitura parecida com o livro de Gênesis, desde o processo criativo a rebelião que ali existiu), um mundo dividido em raças, homens e anões, nunca um livro conseguiu demonstrar tão perto esses povos que são esquecidos e humilhados pela grande parte da população e Elysanna conseguiu trazê-los para o cotidiano dos seus leitores.

Foto: Charles Nascimento (sim, eu dobro as páginas dos meus livros)
Pedro, Eloise, Isabel e Tomás Fernandez ou simplesmente Tommy foram criados na área mais pobre de um país dividido por classes bem definidas. Eloise e Pedro são irmãos (gêmeos) e órfãos de pai (?).
Esses jovens habitam um país corrupto, conduzido por um governo (digamos nada distante do que já conhecemos, sem referências) por isso sonham em ingressar na Academia de Cavaleiros do Rei que exige um grande preparo físico, mas não só isso para entrar na Academia é também necessário uma dose extra de dedicação aos estudos.

Eles são grandes amigos de Isabel e Tommy (também irmãos), Tommy a princípio não quer entrar na Academia e por vezes parece alheio ao que acontece em sua volta nesse Brasil, digo nesse país tão cheio de defeitos e injustiças.

“O livro me pareceu bem critico com respeito ao nosso país e com diversas situações cotidianas, demorei bastante para fazer essa resenha justamente tentando encontrar a tonalidade correta para as palavras, sem perder a noção que isso é uma resenha”.

Muita coisa na história muda quando Pedro se envolve em uma briga de rua juntamente com Tommy e vai preso (ser preso não é o tipo de coisa que a Academia de Cavaleiros aprecia) por isso seu futuro pode estar em risco caso responda a um processo criminal, assim que fica sabendo do caso Eloise faz de tudo para que seu irmão saia limpo dessa história, mas acaba descobrindo SEGREDOS sobre ela e os três amigos que nem ao menos passavam pela sua cabeça.

Segredos esses que estavam guardados em uma antiga caixa de sua mãe, e as coisas que ali estão escritas mudam de vez o rumo da história para a SEGUNDA PARTE.

“Um bom cavaleiro é aquele que mesmo desarmado é capaz de lutar”.
Página 237

Os quatro jovens partem então para a terra dos anões em busca de respostas e de seus pais que sumiram de uma forma, digamos, misteriosa.

E a ameaça de uma guerra no mundo de Petra faz com que os jovens comecem a ser preparados para a tal, como fica evidenciando em uma das páginas:

“Treino, dedicação, disciplina e técnica transformam um homem comum em um guerreiro – página 237”.

O livro como um todo é muito bom e no final ficou um gostinho de quero mais, entretanto, como um leitor ávido que sou fiquei meio chateado com as longas narrações que em alguns momentos chegaram a serem lentas e longas.

Sou muito fã de livros com uma narrativa mais frenética e em alguns momentos relatos de pratos, como são preparadas as comidas e como os animais são especiais para os jovens fizeram com que o clima frenético dos eventos fosse quebrado, isso com certeza é o ponto negativo que consigo destacar.

Espero ansiosamente pelo Volume II e que com ele a ação possa vir em dose ainda maior. : D

O livro é muito bom em diversos quesitos como já descrito e a critica social é grandemente abordada (não sei se proposital ou não) quem gosta das páginas da bíblia com certeza se identificarão com a leitura e no que diz respeito ao livro a diagramação a cor das páginas e a capa estão lin-das e pelo que vi hoje no facebook da autora a capa do segundo volume já está sendo providenciada!

O livro leva então 4 estrelinhas do blog e esse humilde blogueiro super-recomenda, esse livro da grande AUTORA NACIONAL ELYSANNA LOUZADA!

Gostou?

Comente e compartilhe J

4 comentários:

  1. Olá Charles, estou lisonjeada com sua resenha. Fico muito contente que tenha gostado tanto assim do livro. Quanto ao seu pedido de mais ação, o volume 2, Círculo de Fogo, irá te deixar sem fôlego. A narrativa está bem mais ágil.
    Ah, e as críticas sociais foram planejadas, sim.
    Grande abraço
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o título: Círculo de Fogo e estou ansioso pelo lançamento (será que rolaria um bate papo em Brasília? rsrs) Eu gosto muito de livros assim que além de uma ótima história, faz a gente parar e pensar um pouco nas situações a nossa volta, que bom que gostou :) Sou um blogueiro que ainda estou engatinhando fico muito feliz quando recebo elogios dos meus textos :)))
      Obrigado! Abraços.

      Ah e obrigado por comentar ^^

      Excluir
  2. Rapaz, gostei, resenha inteligente. Ler e gostar é uma coisa, entender e explicitar de forma inteligente é pra poucos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião/crítica/elogio sobre o assunto!
Esse espaço é seu... E a gente se encontra por aqui...

Pages

Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pages - Menu